Uma pesquisa do Mestrado da UNIARP, realizada por Evandro dos Santos Taborda, sob orientação da Dra. Vera Lúcia Simão teve como objetivo investigar práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras desenvolvidas para e com os estudantes do Novo Ensino Médio a partir de uma horta comunitária. A pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Caçador e a Escola Thomaz Padilha.
Participaram da pesquisa, 33 estudantes das turmas do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio e nove professores das disciplinas de Matemática, Biologia, Filosofia, História, Sociologia, Química Artes e Língua Portuguesa e literatura da Escola de Educação Básica Thomaz Padilha.
Além de integrarem a dissertação, os resultados foram sistematizados em um Produto Educacional, em formato de e-book: “Transdisciplinaridade e ecoformação: desbravando o Novo Ensino Médio” e no documentário: “Plantando sementes de uma educação transdisciplinar e ecoformadora para o Novo Ensino Médio’’.
A relevância da pesquisa e seus resultados têm oportunizado ao Evandro uma ampla difusão do estudo. A primeira socialização foi organizada pelo Dr. Joel Cézar Bonin, professor do PPGEB que participou da banca de defesa da dissertação, e envolveu o curso de graduação em Processos Gerenciais, da Faculdade SENAC, de Caçador.
Como o tema principal da pesquisa está ligado à criação de uma horta comunitária sob o viés de uma educação transdisciplinar e ecoformadora, o acesso ao estudo é relevante para os estudantes, pois estão estudando as metas do ODS 4 – Educação de qualidade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A pesquisa também será apresentada no II Seminário Internacional do OIECE, evento a ser realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB), entre os dias 8 a 10 de maio com a temática: “A Educação Comparada no contexto das Reformas Educacionais e da pandemia: desafios, políticas públicas, inovações educacionais, novas tecnologias e desigualdades socioeducacionais”. O evento será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC). A apresentação em formato de banner se dará no Eixo 6. Agricultura, Educação e Sociedade, sob a temática de sua pesquisa desenvolvida no PPGEB da UNIARP.
No período noturno, Evandro também fará uma exposição, como troca de experiência em pesquisa-ação, aos acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, Letras – Português e Inglês e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB).