O patrimônio arquitetônico é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura, conferindo-lhe identidade e alteridade. Sabendo dessa importância, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp proporcionou aos acadêmicos da 7ª e 9ª fase uma visita técnica guiada à cidade de Lages-SC dia 20 de abril.
A visita proposta pelo professor e arquiteto José Antônio de Albuquerque Neto ao núcleo fundacional de Lages-SC contou com a colaboração e apoio das arquitetas e urbanistas Gessica Coelho e Kássia Lima Zanchett integrantes do Coletivo Memória que Habitamos, escritório da região serrana de Santa Catarina.
Além de propiciar networking com os profissionais da região serrana, troca de informações e debates atuais acerca do tema, os acadêmicos também fizeram um percurso pela cidade que assegurou o contato com diferentes estilos arquitetônicos, algo anteriormente presenciado apenas de forma teórica nas salas de aula.
Dentre os locais visitados e guiados pelas arquitetas do Coletivo Memórias que Habitamos estavam, o Casarão Juca Antunes, o Museu Histórico Thiago de Castro, Mercado Público, Centro Cultural Vidal Ramos além de ruas e praças importantes dentro do contexto histórico da cidade de Lages-SC.
“Visitar o patrimônio arquitetônico de Lages, sendo orientados por duas arquitetas que detêm conhecimento técnico acerca do tema e da cidade fez toda a diferença nessa viagem. Conseguimos apreender de forma clara tudo que foi dito e com certeza, foi muito enriquecedor”, disse a acadêmica da 7ª fase Thainá Scheffemacher Ribeiro.
“Nos sentimos agraciados com todo o cuidado e profissionalismo das arquitetas Gessica e Kássia, do Memória que Habitamos. Não podemos deixar de citar a confecção impecável do roteiro, mapa do percurso bem representado, pontualidade durante a visita e amplo conhecimento técnico. Com certeza agregou muito aos nossos alunos esse intercâmbio de informações” completa o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo José Antônio de Albuquerque Neto.