Dia 07 de maio, a acadêmica Luciana Bonissoni, do curso de Medicina da UNIARP realizou uma ação sobre a conscientização do Câncer de Pele e Protocolo ABCDE do Melanoma, na Unidade Básica de Saúde Santa Catarina. A ação é um projeto do PAEC, orientado pela professora Alesandra Perazzoli de Souza.
A acadêmica orientou os pacientes da unidade quanto ao risco e a incidência de Câncer de Pele no país, bem como os principais sinais e sintomas por ele apresentado. Ainda, advertiu sobre o reconhecimento de lesões dermatológicas suspeitas de malignidade através do autoexame, seguindo o protocolo ABCDE.
O protocolo orienta a população quando ao aparecimento de lesões, com assimetria de bordas, variação de cor e aspecto, diâmetro aumentado e sua evolução com o tempo. Essas características são importantes no reconhecimento de lesões malignas, que se identificadas precocemente, apresentarão um bom prognóstico e seguimento com profissionais dermatologistas.
As recomendações sugeridas aos pacientes basearam-se na prevenção do CA de Pele, como a aplicação e reaplicação de protetor solar, exposição ao sol antes das 10 horas e após as 16 horas, uso de bonés e chapéus ao contato com o sol.
A acadêmica reforçou aos pacientes a importância da prevenção, identificação precoce de lesões e de procurar atendimento médico adequado e especializado na suspeita de alterações cutâneas sugestivas de melanoma.
See More
A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a regrinha ABCDE para identificar os cânceres melanoma. A sigla é um acróstico para observação daquelas pintas ou manchinhas que aparecem e a gente precisa ficar de olho. Caso sejam assimétricas, com bordas irregulares, com variação de cor na mesma pinta, diâmetro maior de 6mm e apresentem evolução (mudanças) nas características anteriores, é bom marcar consulta com dermatologista.