Neste primeiro semestre de 2024, foi sugerido aos acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp o desenvolvimento de uma proposta de intervenção na Antiga Estação Ferroviária de Caçador. A atividade está vinculada à disciplina de Patrimônio e Técnicas Retrospectivas ministrada pelo professor e arquiteto José Antônio de Albuquerque Neto.
Para desenvolver o projeto, os acadêmicos realizaram um levantamento minucioso na obra em questão como também visitaram o Museu do Contestado e o Observatório Astronômico para uma melhor compreensão e leitura do complexo onde a antiga Estação encontra-se instalada.
Para o curso de Arquitetura e Urbanismo é importante que o acadêmico desenvolva a habilidade de intervir de forma respeitosa em edifícios com valor histórico e arquitetônico local garantindo assim a preservação dos mesmos.
Nesta visita, os estudantes e o professor contaram com a supervisão e orientação da coordenadora de Oficina de Artes Lucimar Santos, da museóloga Letíssia Crestani ambas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do professor de informática e auxiliar do Observatório Guilherme Pries de Carvalho.