Dia 13 de junho, as turmas CHI e PHI do curso de Medicina da UNIARP finalizaram o 1º semestre da Unidade Curricular da Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC). A avaliação final deu-se através da apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A atividade principal desse semestre foi a construção de um “Diagnóstico Situacional” da UBS em que o acadêmico estava inserido. O conteúdo proporcionou a compreensão das condições de saúde das comunidades. O Diagnóstico envolve uma coleta e análise de dados relevantes sobre aspectos estruturais, funcionais, econômicos, determinantes sociais de saúde, permitindo identificar pontos fortes, pontos a melhorar, oportunidades e ameaças à saúde da população do território adscrito.
Os acadêmicos conheceram e avaliaram aspectos como a acessibilidade dos serviços, a gestão de trabalho, identificaram as principais demandas de saúde da população local, padrões de doenças prevalentes e as áreas de maior vulnerabilidade com propostas de intervenções. Ainda, esse estudo possibilitou que os estudantes desenvolvessem uma visão crítica e integrada sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com professores da IESC deste semestre: Dayane Carla Borille, Rafael Matte e Solange De Bortoli Beal, as temáticas são de grande importância para inserir o acadêmico de Medicina na relevância do SUS, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o qual garante acesso universal e gratuito aos serviços de saúde para toda a população brasileira, incluindo estrangeiros residentes no Brasil. Para os futuros médicos, compreender o funcionamento, os princípios e os desafios do SUS é fundamental para promover um atendimento humanizado e de qualidade.