Nesta semana, o anfiteatro da UNIARP sedia a formação continuada promovida pela Coordenadoria Regional de Educação de Caçador (CRE), em parceria com a UNIARP, UDESC e UNOESC.
Na continuidade do evento, dia 16 de julho, foi realizado o lançamento do Observatório de Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica (OAEB), coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB (Mestrado e Doutorado Profissional) e pela Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP.
O evento teve a presença do professor Maurício Passos Pinheiro, coordenador/ supervisor Regional de Educação da 10ª CRE, professor Dr. Joel Baade, vice-reitor Acadêmico da Uniarp, Mayco Nunes, diretor da UDESC/CESMO Centro-Oeste Caçador, Professora Dra. Marlene Zwierewicz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB (Mestrado e Doutorado Profissional)da UNIARP, Marcelo de Wergenes representando os gestores das unidades escolares da CRE de Caçador e a professora Rosiléia Aparecida Lanieski, representando os educadores da rede estadual de ensino.
Na apresentação do Observatório, a coordenadora do PPGEB, professora Marlene Zwierewicz, destacou que seu objetivo é contribuir no desenvolvimento de ações que colaborem para a pertinência e para a qualidade da Educação Básica da CRE-Caçador, mediante a articulação entre o processo de avaliação externa, a autoavaliação e o planejamento de ensino.
Também pretende-se desenvolver pesquisas sobre a avaliação da Educação Básica, visando o diagnóstico de demandas das escolas na CRE-Caçador e o desenvolvimento de iniciativas que aproximem os resultados obtidos aos previstos nas metas das unidades de ensino.
O supervisor Regional de Educação da CRE-Caçador, professor Mauricio Passos Pinheiro, destacou que a parceria da UNIARP é uma contrapartida ao Programa Universidade Gratuita e que uma das intenções é elevar os indicadores educacionais resultantes da avaliação externa.
Essa avaliação será realizada pelo INEP em 2025 e a parceria com a UNIARP poderá beneficiar a Educação Básica dos municípios de Caçador, Calmon, Macieira, Lebon Regis, Timbó Grande, Matos Costa e Rio das Antas.
Rosana D´Agostini, da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP, explicou que uma das estratégias do OAEB para colaborar com a melhoria de indicadores, é a realização de simulados em agosto e novembro deste ano de 2024 nas instituições de ensino dos sete municípios que integram a CRE-Caçador.
A aplicação dos simulados contará com o apoio dos acadêmicos bolsistas e, com base em seus resultados, serão propostas novas ações formativas, visando ampliar a interface entre a avaliação externa a autoavaliação com o propósito de potencializar um planejamento pertinente e melhorar os indicadores educacionais.