Dia 16 de julho, a UNIARP recebeu a visita do coordenador regional de educação fiscal João Vitor Batista Kury e de Lucas Machado de Figueiredo, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil ambos da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba-SC da Superintendência da Receita Federal 9ª Região Fiscal. Eles foram recebidos, no Estúdio de Finanças, pelo reitor da UNIARP Dr. Neoberto Geraldo Balestrin e pela professora Emilene Murer, coordenadora do curso de Ciências Contábeis.
A visita visa fortalecer a parceria firmada através do Acordo de Cooperação Técnica 001/2018 de promoção do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).
Para promover a efetividade das ações fiscais e contribuir para assistência fiscal gratuita às pessoas físicas de baixa renda, o NAF através da parceria com a Receita Federal e o curso de Ciências Contábeis da Uniarp, oferece orientação sobre legislação fiscal, auxílio na emissão de documentos fiscais, prestação de contas, palestras e cursos.
Lucas relata, que a Receita Federal concede às instituições de ensino que oferecem o programa NAF em seus cursos de Ciências Contábeis o Selo Nacional do NAF e que o NAF/Uniarp nos relatórios nacionais, no mês de abril/2024 ficou entre os 30 NAFs do país em maior número de atendimentos.
Para obter o Selo Nacional do NAF devem ser atendidos diversos requisitos rigorosos, como ter um corpo docente qualificado e experiente na área fiscal, disponibilizar infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades do NAF, quantidade de atendimentos devidamente registradas e também as boas práticas fiscais, que são as ações com palestras e cursos.
A professora Emilene explica que, ao oferecer serviços fiscais gratuitos, o NAF/Uniarp auxilia quem precisa de ajuda com restrições e pendências no CPF, que geralmente são ausência de declaração de imposto de renda. Ela supervisiona as atividades desenvolvidas pelos estudantes que colocam em prática seus conhecimentos e prestam esse atendimento gratuito à comunidade.
Novos projetos em estudos
Essa visita também teve o objetivo de fomentar novos projetos de parceria entre a Receita Federal e a UNIARP, como o projeto Receita Cidadã que destina mercadorias apreendidas em ações de combate à sonegação fiscal e ao contrabando para transformação em bens de uso social e ambientalmente correto e, o projeto Cidadania Fiscal, um programa amplo e abrangente que visa conscientizar a sociedade sobre a importância dos impostos e do papel fundamental que eles desempenham no desenvolvimento do país.
“Projetos como esse da Receita Cidadã fomenta a pesquisa, com a transformação das mercadorias apreendidas, e sua destinação à comunidade promove a extensão, dois pilares fundamentais para os universitários”, destaca Dr. Neoberto.