Dia 16 de julho, o professor Dr. Joel Cezar Bonin, membro do Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGEB) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP participou de atividades de formação continuada de professores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Curitibanos. A formação ocorreu na EEB. Casemiro de Abreu.
O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto “UNIARP nas Escolas” do campus Fraiburgo encampado pelo professor Me. Sally Douglas Narloch, coordenador do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética.
A formação contou com a presença de professores de todas as áreas vinculadas às ciências humanas (História, Geografia, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia). As temáticas trabalhadas estiveram focadas em discussões atuais para o enfrentamento dos desafios da sala de aula, principalmente do Ensino Médio.
Os temas trabalhados foram: Agenda 2030 e o ODS 4-Educação de Qualidade; Fake News, Nomofobia e Redes Sociais, bem como o uso estratégico do cinema e da música no ensino de conteúdos formativos para o Ensino Médio.
Durante o período da manhã, Joel Bonin repassou conteúdos teóricos e práticos sobre o impacto desses temas na vida cotidiana dos adolescentes e dos adultos, demonstrando a pertinência dessas temáticas e como elas podem ser desenvolvidas em sala de aula, pois também são frequentemente cobradas em avaliações institucionais do MEC como o ENEM.
No período da tarde, os professores ficaram responsáveis diante dos conteúdos ministrados pela elaboração de planos de ensino que pudessem envolver assuntos curriculares com estratégias de trabalho diferenciadas, unindo saberes teóricos e práticos por meio da música e do cinema.
O desenvolvimento das atividades gerou interesse e criatividade por parte dos professores principalmente no sentido de criar aulas, com caráter interdisciplinar e colaborativo, justamente pela familiaridade dos assuntos concernentes ao mundo das ciências humanas, tais como 2ª Guerra Mundial; Racismo, Preconceito e Discriminação; Chernobyl e a Guerra Fria; IA, Tecnologia e Comunicação; Relações líquidas, Neofilia e Nomofobia; Sustentabilidade e Agenda 2030, Fake News e Movimentos Sociais.