Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do programa Universidade Gratuita (UG) iniciaram ações extensionistas na APAE de Caçador, colocando em prática as ações do projeto: “Educação Ambiental na APAE: Ações Socioeducativas para Separação do Lixo e Uso Adequado de Resíduos Orgânicos”.
O projeto é coordenado pela professora Angela Cristina Paviani e pelo professor Paulo Izael e visa promover práticas de gestão ambiental e conscientização ecológica entre os alunos da APAE, envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade local.
Na atividade, os acadêmicos puderam interagir diretamente com os alunos e se familiarizar com os desafios enfrentados por eles no dia a dia. Essa experiência foi fundamental para preparar os participantes para as ações subsequentes do projeto, que incluem a organização dos grupos e a divisão das atividades.
Além disso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura e as diversas atividades desenvolvidas pela APAE e participaram de uma vivência conduzida por membros da diretoria da instituição, com o objetivo de despertar e sensibilizar quanto à importância de compreender as limitações motoras e sensoriais e se familiarizar com os desafios enfrentados por eles no dia a dia.
O projeto de extensão propõe estabelecer um planejamento abrangente de políticas internas na APAE para uma gestão eficiente de resíduos. Busca sensibilizar alunos, professores e todos os envolvidos no projeto sobre a importância do descarte adequado dos resíduos, transformando o ambiente escolar em um espaço sustentável e propício para a prática educativa.
Ações extensionistas
O projeto tem no seu planejamento uma série de ações extensionistas, incluindo oficinas sobre a correta separação de resíduos, palestras informativas sobre o descarte adequado, workshops sobre reaproveitamento de resíduos e conscientização sobre a importância da redução do desperdício.
“Nosso objetivo é envolver o maior número possível de pessoas por meio de ações e atividades bem planejadas. Acreditamos que, ao promover a conscientização ambiental e a prática de hábitos sustentáveis, poderemos não apenas preservar o meio ambiente, mas também melhorar a qualidade do ambiente escolar e familiar”, explica a professora Angela Paviani.