Dia 16 de agosto, na Escola de Educação Básica Adolfo Böving, na cidade de Braço do Trombudo-SC ocorreu a 26ª Feira Regional de Matemática e a XV Feira Regional de Ciência e Tecnologia, que reuniu trabalhos de sete municípios que integram a Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul. O evento foi coordenado pelo professor Ivan Bechtold, egresso do PPGEB – UNIARP.
A 26ª Feira Regional de Matemática reuniu 49 trabalhos, nas categorias de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 4º anos), Ensino Fundamental Anos Finais (5º a 9º anos), Ensino Médio e Profissionalizante; Educação Superior, Professores e Comunidade. Além da socialização dos trabalhos, a Feira também teve o papel de indicar os 7 melhores trabalhos para participar da 39ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro, em Rio dos Cedros -SC.
Já a XV edição da Feira Regional de Ciência e Tecnologia, apresentou 16 trabalhos, oriundos das escolas públicas estaduais, com a exposição de trabalhos nas categorias Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. Além da socialização dos trabalhos, a feira também indicou os 3 melhores para participar da 16ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia que deverá ocorrer em outubro, com local e data a serem definidos pela Secretaria de Estado da Educação.
Durante a abertura do evento se fizeram presentes autoridades, organizadores, professores, alunos e comunidade em geral. O Coordenador Regional da Feira Regional de Ciência e Tecnologia e Feira de Matemática das escolas Estaduais e egresso do PPGEB – UNIARP, Ivan Bechtold pontuou o importante momento para a real construção do conhecimento. “Este é um momento de Ensinagem, onde professores orientadores e alunos expositores colocam a “mão na massa” e constroem o conhecimento juntos, e não o simples conhecimento, mas o conhecimento pertinente, pois as Feiras trazem pesquisas, experiências e informações que estão diretamente relacionadas ao nosso contexto regional”, disse Ivan.
Durante o evento houve apresentação de 65 trabalhos envolvendo 76 professores orientadores e 129 alunos expositores. As apresentações iniciaram às 9h e terminaram às 15h30min.
Durante a visitação, estima-se que passaram aproximadamente 1.500 a 2.000 pessoas entre alunos, membros da comunidade, avaliadores e visitantes em geral. Ao final do evento, todos os alunos expositores e professores orientadores receberam uma medalha como destaque, conforme o resultado obtido através das notas dos mais de 60 avaliadores.
A Feira Regional de Matemática e a Feira Regional de Ciência e Tecnologia é o maior evento da Educação na região de Rio do Sul, tendo seu início nos anos 1990 e 2000 respectivamente.