Na tarde de sábado (24), a Unimed Caçador e a BPW Caçador, em parceria com a Uniarp, promoveram a 12ª edição do Projeto Cuide-se, evento que se consolidou como um importante espaço de troca de informações e orientações sobre saúde. O encontro foi realizado no auditório da Uniarp e teve como tema central os Transtornos Alimentares, contando com uma programação rica e informativa.
A tarde, que recepcionou cerca de 140 pessoas, iniciou com a palestra do médico psiquiatra Dr. Marcos Antônio Henning, que abordou os aspectos clínicos e psicológicos relacionados aos transtornos alimentares. “É preocupante a realidade do Brasil com relação à obesidade e ao sobrepeso da população. São 1,4 milhão de adolescentes e 30 milhões de adultos obesos. E esta condição acaba desencadeando em consequências clínicas na psiquiatria”.
O médico também destacou as doenças inflamatórias intestinais, relacionadas com ansiedade de depressão, e discorreu sobre os transtornos alimentares ‘anorexia, bulimia, compulsão alimentar e transtorno alimentar restritivo-evitativo (restrição severa de todos os alimentos)’. Quanto ao açúcar, alertou o público sugerindo que “produtos açucarados deveriam vir com alertas de saúde, assim como maços de cigarro. Ao consumir alimentos ricos em açúcar, nosso cérebro libera substâncias como dopamina e opióides, semelhante ao que ocorre com drogas viciantes”.
A fala do Dr. Henning foi seguida por uma roda de conversa, o qual ele integrou juntamente com os profissionais e professora da UNIARP: Clayton Zanella (psicólogo), Ana Lunelli Moro (nutricionista) e Ricelli Endrigo (educador físico). O objetivo do bate papo foi proporcionar uma visão multidisciplinar sobre o tema e sanar as dúvidas do público presente, incentivando-os a terem uma vida mais saudável e com mais qualidade.
A 12ª edição do Projeto Cuide-se reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da saúde e do conhecimento, oferecendo à comunidade uma oportunidade valiosa para discutir e aprender sobre temas relevantes.