Dia 12 de setembro aconteceu no Laboratório Escola de Análises Clínicas da UNIARP (LEAC), a atividade de integração curricular do curso de Biomedicina que uniu os estágios em Patologia Clínica I, II e o estágio final. A área de gestão laboratorial e controle da qualidade, são inerentes da profissão de biomédico e são abordadas nos Estágios de Patologia Clínica.
O professor Hiago Bellaver, coordenador do curso de Biomedicina e responsável técnico do LEAC e dos Estágios em Patologia Clínica I e II, comenta que a atividade é uma oportunidade de integrar o currículo do curso, proporcionar a vivência entre as turmas e desenvolver o senso de liderança, autonomia e tomada de decisão. Ao mesmo tempo que aborda aspectos relacionados ao comprometimento acadêmico e profissional.
Como futuros responsáveis técnicos e colaboradores de serviços laboratoriais, os biomédicos precisam estar preparados para lidar com funções administrativas e demandas do dia a dia, assegurando a qualidade e confiabilidade dos laudos emitidos.
A auditoria, nesse contexto, visa garantir a qualidade tanto das atividades realizadas no LEAC quanto das práticas acadêmicas desenvolvidas no laboratório, permitindo que os acadêmicos tenham uma visão global das suas responsabilidades e compreendam a importância do trabalho colaborativo em cada fase do serviço laboratorial. Além de ser uma prática inovadora no âmbito do curso.
Os acadêmicos avaliam a atividade como positiva, pois oportuniza uma vivência diferenciada no laboratório, o desenvolvimento de competências, assimilação do conteúdo e reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no LEAC.
A auditoria foi conduzida dentro das normas do Programa Nacional de Controle da Qualidade, utilizando o Manual para Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos, e incluiu, nesta etapa, os setores de recepção, coleta, triagem e separação de material biológico, além de bioquímica, imunologia, microscopia, microbiologia, hematologia, parasitologia, urinálise, lavagem e esterilização de materiais.