Entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024, professores da UNIARP participaram do 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2024) e do VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, eventos realizados em Vitória, Espírito Santo. O evento reuniu diversas instituições de ensino superior, além de empresas, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes.
Participaram dos eventos: Caroline de Fátima Esperança, doutoranda em Desenvolvimento e Sociedade e coordenadora do curso de Agronomia; Carolina Fruet de Lima, mestranda no mesmo programa e coordenadora do curso de Engenharia Civil; e o professor Me. Marcio Takahashi Kawamura, coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
Durante o congresso, a professora Caroline de Fátima Esperança teve a oportunidade de compartilhar experiências e práticas pedagógicas com profissionais de renome na área, aprimorando a qualidade do ensino no curso de Agronomia.
A troca de conhecimentos é fundamental para o processo de transformação pelo qual a universidade está passando, especialmente na reformulação das matrizes curriculares.
Em agosto, a professora também participou do V Encontro Brasileiro de Coordenadores de Cursos de Agronomia, realizado em Brasília, um evento focado em discutir ações e estratégias para elevar a qualidade do ensino e da formação dos engenheiros agrônomos.
A UNIARP já planeja a participação de docentes e estudantes no Fórum Estadual de Agronomia, que será realizado em novembro, na cidade de Florianópolis. A inserção em eventos acadêmicos e profissionais dessa magnitude permite valiosas trocas de experiências, enriquecendo o perfil dos participantes e reforçando a conexão entre o ensino e o mercado de trabalho.
O professor Marcio Kawamura, explica que o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, é um dos mais importantes eventos acadêmicos do Brasil voltado para o aprimoramento e inovação no ensino de Engenharia. Em sua edição de 2024, o COBENGE teve como tema central “Educação em Engenharia para a Transformação Digital e Sustentabilidade”, refletindo as demandas atuais do mercado e da sociedade por profissionais cada vez mais capacitados em novas tecnologias e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
O evento reuniu pesquisadores, professores, profissionais da indústria, estudantes e gestores acadêmicos, promovendo debates, palestras e apresentações de trabalhos científicos que abordam desafios e soluções para a formação de engenheiros capazes de atuar em um mundo em constante transformação.
Para a professora Carolina Fruet de Lima, a experiência é importante para a melhoria contínua da formação dos engenheiros, garantindo a qualidade do ensino ofertado nas instituições. Ao abordar temas complexos como sustentabilidade e descarbonização, é feita a reflexão de como formar profissionais críticos e que tenham como principal característica a capacidade de aprendizagem constante.
Para Kawamura, as discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para as Engenharias, com foco na flexibilização curricular, interdisciplinaridade e a importância da educação continuada para engenheiros e a apresentação de pesquisas inovadoras na área da educação em engenharia, que visam melhorar métodos de ensino e aumentar a inserção de tecnologias emergentes nos currículos acadêmicos e práticas sustentáveis aplicadas à engenharia, foram os pontos fortes do evento.
O COBENGE 2024 é um marco importante para a comunidade educacional em engenharia, oferecendo uma oportunidade única para reflexão, inovação e colaboração. Ao reunir especialistas de diversas áreas, o congresso contribuiu significativamente para o aprimoramento da educação em engenharia, preparando os futuros profissionais para os desafios do século XXI.