A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) iniciou tratativas de convênio com duas renomadas instituições de Ensino Superior: a Universidad Nacional de Agricultura (UNAG), localizada em Olancho – Honduras e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa – Portugal.
As tratativas com a UNAG estão sendo conduzidas pelo professor Dr. Héctor Alonzo Gómez Gómez e visa integrar as duas instituições em projetos voltados para o desenvolvimento acadêmico e científico. A UNAG é uma referência em educação agrícola e sustentável, o que abre possibilidades para colaborações em áreas como: Ciências Agrárias, Meio Ambiente e Inovação Tecnológica.
Paralelamente, o professor Dr. Sérgio Faloni Andrade está à frente das tratativas com a Universidade Lusófona, uma das maiores instituições privadas de Ensino Superior em Portugal. Esta parceria promete potencializar o intercâmbio de estudantes e professores, além de fomentar a pesquisa em áreas como: Humanidades, Ciências Sociais e Tecnologias.
A expectativa é de que os convênios sejam formalizados nos próximos meses, com a implementação de programas de intercâmbio. A cooperação acadêmica está prevista para o próximo ano.
Ampliar a rede de colaborações internacionais
Essas parcerias são parte da estratégia de internacionalização da UNIARP, que busca ampliar sua rede de colaborações internacionais, oferecendo aos seus discentes e docentes, novas oportunidades de aprendizado e pesquisa, em um contexto global.
A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização da UNIARP, explica que as iniciativas reforçam o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e o desenvolvimento sustentável. “A internacionalização é fundamental para preparar nossos estudantes para os desafios globais, permitindo que eles tenham uma formação multicultural e interdisciplinar”, destaca.