Durante a 4ª fase do curso de Medicina de UNIARP, a oncologia foi o tema principal trabalhado nas tutorias da Unidade Curricular XI. Neste semestre, nas disciplinas de PBL, TBL e LPF, os acadêmicos das turmas Eta e Iota organizaram atividades extensionistas com o grupo Força Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Caçador.
As atividades foram organizadas pelos acadêmicos com a orientação dos professores Ariana Centa, Gustavo Colombo Dal Pont, Claudriana Locatelli, João Paulo Assolini e Jaqueline Maísa Franzen.
Em um primeiro momento, os acadêmicos realizaram uma apresentação sobre hiperglicemia e hipoglicemia para as participantes. Na ação foi detalhada a importância da alimentação saudável para pacientes oncológicos e população em geral com a produção de alimentos com menos carboidratos e açúcar.
A parte prática foi a produção de receitas com diminuição de carboidratos e açúcar. As receitas de “Beijinho de arroz” e do “Pão de queijo de batata baroa” foram executadas no Laboratório de Nutrição da UNIARP, com o auxílio da nutricionista e professora Débora Fernandes Pinheiro. Foi um momento importante de interação entre os acadêmicos e as participantes.
Roda de conversa
Na sequência das ações, foi realizada uma roda de conversa na sede da Rede Feminina, com a apresentação sobre conceitos de farmacologia – fármacos, medicamento, droga, remédio, fitoterápico; diferença entre medicamentos de referência, genérico e similar. Além da apresentação, os acadêmicos também desenvolveram um panfleto com os principais conceitos.
A roda de conversa foi muito produtiva e seguiu com a participação da professora Débora Jung Ceretta, especializada em chás – para explicação da forma correta de utilização dos chás e suas principais funções.
“As atividades de extensão junto ao Grupo Força Rosa da RFCC são um aprendizado constante para todos nós, professores e estudantes. Ao levar informações sobre cuidados com a saúde às participantes do grupo, nós somos os que mais aprendemos, pois revemos valores e, como profissionais de saúde, valorizamos o olhar humano sobre cada pessoa”, comentou a professora Ariana Centa, tutora das disciplinas envolvidas na atividade.
A professora destaca ainda a participação dos acadêmicos em todas as atividades: “Os estudantes demonstraram um cuidado enorme com cada detalhe e um carisma com as meninas do grupo que fez a diferença nessa ação. Parabéns às turmas Eta e Iota! É um orgulho muito grande ver a interação dos nossos alunos com a comunidade”, completa.
Objetivos que apoiamos através desta iniciativa: