Dois acadêmicos dos cursos EAD da UNIARP estão conduzindo uma pesquisa sobre as percepções de jovens do ensino médio em relação à educação superior. Eliezer Vargas Medeiros, do curso Superior de Tecnologia (CST) em Marketing e Maria Eduarda dos Santos de Brito, do curso de Administração, são os responsáveis pelo estudo, que tem como objetivo entender as expectativas e desafios que os alunos de ensino médio enfrentam ao pensar em ingressar na universidade. A pesquisa tem a orientação das professoras Sandra Mara Bragagnolo e Débora Ceretta e está sendo aplicada escola Nadir Becker, de Brunópolis-SC.
A pesquisa: “Percepções de Estudantes de Ensino Médio sobre a Educação Superior”, é financiada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Uniarp, que visa a fomentar o desenvolvimento de estudos que impactem a comunidade local e regional.
De acordo com as orientadoras, o estudo pretende identificar como os jovens veem o ensino superior e também explorar fatores como a acessibilidade, a relevância dos cursos e as principais motivações e barreiras para continuar os estudos. “O resultado dessa pesquisa será fundamental para entendermos o perfil desses futuros universitários, e poderá contribuir para a formulação de estratégias que aproximem ainda mais a universidade das necessidades reais dos jovens”, explica a professora Sandra.
A pesquisa está na fase de coleta de dados e os resultados preliminares já demonstram interesses, certezas e incertezas quanto às possibilidades de ingresso no ensino superior devido a barreiras financeiras e logísticas. Os dados obtidos serão fundamentais para que instituições de ensino, como a Uniarp, desenvolvam iniciativas que promovam maior inclusão e apoio aos futuros acadêmicos.
De acordo com a professora Dra. Rosana Claudio Ogoshi, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização, este projeto destaca o papel da pesquisa acadêmica para aproximar a universidade da comunidade e oferecer soluções que impactem positivamente a sociedade, enquanto contribui para a formação de estudantes capacitados para o mercado.