O acadêmico Matheus Czrnhak, do curso de Agronomia da UNIARP, realizou palestra na escola de Educação Básica Trinta de Outubro de Lebon Régis-SC, para alunos do Ensino Médio que em sua maioria também são produtores rurais ou filhos de produtores que irão trilhar os mesmos caminhos dos pais.
Ele falou sobre o tema do seu projeto PAEC: “Conscientização do descarte de embalagens de agrotóxicos e uso do EPI para a preservação ambiental e melhora da qualidade de vida em comunidades rurais”. A professora Flávia Werner é a orientadora do projeto que contou com a parceria da Epagri através da extensionista social, Clarice Helena Cerbato Werner e a Escola de Educação Básica Trinta de Outubro, através da diretora da escola, Michele Carlin Padilha Silveira e da professora Regiane Scheffer.
Na palestra, Matheus compartilhou orientações sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o descarte correto de embalagens de agroquímicos. Os alunos também puderam utilizar e ter acesso aos componentes do EPI para ganhar percepção de como são esses equipamentos.
O projeto busca conscientizar a comunidade sobre os benefícios da utilização do EPI na área rural e do descarte de embalagens de agroquímicos. Durante a conversa alguns questionamentos sobre o uso do EPI e do descarte das embalagens são levantados para estimular a participação dos alunos a realizarem tais ações nas suas propriedades, estimulando seus pais para que também se protejam, a partir, da utilização do EPI.
Adicionalmente, o uso do EPI pode não só afetar a saúde do trabalhador rural que aplica os produtos fitossanitários, mas também a saúde de toda a família.
Esta é mais uma ação extensionista que procura fazer com que o produtor compreenda a importância da utilização do equipamento de proteção e do correto descarte de embalagens, não só para a sua saúde, mas também para um desenvolvimento de práticas sustentáveis que sejam focadas na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, nos indicadores municipais e auxiliar a população na busca de uma saúde melhor.
Objetivos que apoiamos através desta iniciativa: