Show de Abba na Viola e a importância de discutir a saúde mental na primeira noite da Mostra Cultural e SEAD 2024 » Uniarp

10.10.24

Show de Abba na Viola e a importância de discutir a saúde mental na primeira noite da Mostra Cultural e SEAD 2024

A UNIARP realizou nesta quinta-feira (10) a abertura da 4ª Mostra Cultural e a 13ª edição do SEAD- Seminário Regional de Administração. Autoridades de Caçador e região marcaram presença, além de acadêmicos, professores, representantes de entidades e profissionais de diferentes áreas.

A abertura teve pronunciamentos do professor Mestre Emerson Cardoso Marques, coordenador do curso de Administração da UNIARP, representando o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA) e também do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin.

Na sua fala, Dr. Neoberto agradeceu a presença de todos e a confiança na realização desta edição do evento, no retorno após um período de suspensão em função da pandemia. Destacou a importância do evento para a academia e para a comunidade de Caçador e região, com discussões apresentadas por palestrantes de renome e atrações culturais do mais alto nível.

O momento do hino nacional foi executado pelo músico Mauro Sérgio França.

A apresentação cultural foi com Abba na Viola, um projeto acústico formado pelos músicos Renato Goetten, Isamara Goetten, Bárbara Vanz e Adriano Santos. Eles apresentaram um resgate da música pop do grupo sueco Abba com um toque da cultura brasileira.

A palestra do SEAD foi ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Jairo Bouer, destaque por seu trabalho pioneiro na área da saúde mental. Ele falou sobre a saúde mental e as ações para fortalecer a segurança psicológica nas organizações.

Na sua palestra, Jairo Bouer reforçou a importância de quebrar tabus e preconceitos em relação à saúde mental no Brasil. Segundo ele, falar sobre esses assuntos de forma aberta e sem julgamentos, contribui para a conscientização e a busca por tratamento adequado. “Um quadro de depressão, um quadro de ansiedade, uma questão de disfunção alimentar, tudo isso pode estar ligado à questão da saúde mental. Então, todos nós podemos estar vulneráveis e eu acho que é importante a gente naturalizar essa discussão. As pessoas passam meses, anos, às vezes a vida toda enfrentando questões relacionadas a saúde mental e não buscam ajuda. Isso existe na sociedade e obviamente, dentro das organizações e os colaboradores ainda têm muita dificuldade de dividir com as suas gerencias, com os seus chefes, com os seus colegas. Ainda é muito difícil falar dessa questão. Se a gente conseguir naturalizar mais essa discussão, trazer essa discussão mais para o dia a dia, estaremos dando um passo importante”, declara.

O SEAD prossegue nesta sexta-feira (11) com palestra do empresário Caito Maia, fundador da Chilli Beans e da Ótica Chilli Beans. Maia vai abordar o tema: “Desenvolvendo uma mentalidade de sucesso: os hábitos e atitudes que levam ao triunfo”. A apresentação cultural será com Simão Wolf.

E no dia 07 de novembro, dentro da programação do SEAD 2024 acontece a palestra com o economista Paulo Guedes que vai falar sobre: “Oportunidade e riscos da nova economia: o que esperar da economia em tempos de incertezas”. Os eventos acontecem no Teatro da UNIARP, a partir das 19 horas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Visita técnica

Acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, divididos em duas turmas, realizaram visitas técnicas ao Presídio Regional

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.