A equipe UniHunters da UNIARP ficou com o 3º lugar no REUNI Challenge edição 2024, a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil. A equipe da UNIARP apresentou o negócio PIC, que visa solucionar a demora na detecção dos focos da febre oropouche e da dengue. A premiação foi de R$ 1.500 e ainda receberam o troféu de 3ª Universidade Mais Empreendedora do Brasil.
O professor Emerson Marques, acompanhou toda a trajetória da equipe e destaca a emoção desta conquista. “É emocionante conquistar o pódium por dois anos seguidos na maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil. A equipe estava preparada para estar entre os melhores. Houve um grande empenho de todos da equipe e isso foi fundamental para que conseguíssemos êxito no que nos propomos, que era bem representar a UNIARP Caçador e deixá-la em destaque, entre as melhores”, relata.
O universitário Taylor Maciel foi o apresentador do pitch final nos três dias de imersão empreendedora junto do REUNI. Ele cita que foi uma grande alegria representar cada acadêmico, professor e docente da UNIARP Caçador. “Nos preparamos muito para esta competição. Estar entre os melhores é muito bom, se manter entre os melhores foi desafiador, mas o resultado chegou”, comenta.
O dia iniciou com a avaliação dos pitches de todas as equipes, que aconteceram simultaneamente, no espaço do Centro de Inovação, sob avaliação dos mentores que contribuíram durante a caminhada das equipes nos quatro dias de trabalho. Ao final deste período, foram classificadas as 11 equipes que foram para a grande final.
A banca avaliadora que teve a missão de avaliar os pitches da grande final e definir qual universidade é a mais empreendedora do Brasil, teve a presença de Fernando Seabra, embaixador do REUNI Challenge, Yasmin Trejos, palestrante internacional, Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae Santa Catarina e Luiza Pedroso, gerente de projetos e inovação do Sebrae.
O 1º lugar ficou com a equipe da UFSC de Joinville, com uma solução voltada para o desenvolvimento de um sistema para que os agricultores não percam áreas vazias durante o seu plantio. O 2º lugar foi conquistado pela equipe representante da Faculdade Senac, de Joinville, com a empresa chamada Fixa Head.
Junto ao Reuni Challenge aconteceu o Reuni Game, uma espécie de gincana que visa entrosar ainda mais os acadêmicos participantes. Neste Reuni Game, a equipe de Caçador sagrou-se campeã, trazendo mais R$ 1.000 como prêmio.
O evento contou com o patrocínio da Celesc, BRDE, Sebrae e Zanoello, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.