A UNIARP realizou entre os dias 16 a 19 de outubro o IV Congresso Internacional de Educação e Saúde (CIEDUS), o III Seminário Municipal de Educação de Caçador e o IV Seminário da Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica (SER-REMPE). Também integrou a programação do evento a 3ª Feira do Livro.
Os eventos foram organizados pela UNIARP em parceria com a Prefeitura de Caçador e com a Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica (REMPE/UNIARP). Eles foram coordenados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) (Mestrado e Doutorado) e contaram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC), da Universidade Simón Bolívar e da Universidade Católica de Manizalez, ambas da Colômbia.
O objetivo dos eventos foi promover a discussão de desafios atuais da educação e sua relação com a saúde, estimulando a socialização e difusão de iniciativas criativas e inovadoras desenvolvidas por profissionais e instituições do Brasil e do exterior para o atendimento de demandas locais e globais. A abertura teve apresentação cultural da Banda Músicos do Contestado.
A abertura dos eventos contou com a presença do Vice-Reitor Acadêmico da UNIARP, Professor Dr. Joel Haroldo Baade, a Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, professora Patrícia Lueders, a Coordenadora de Pós Graduação, Pesquisa e Internacionalização. Professora Dra. Rosana Claudio da Silva Ogoshi, a Cordenadora Geral de Graduação. Professora Me. Talize Foppa, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) e Coordenadora do VI CIEDUS, Professora Dra. Marlene Zwierewicz, a professora Dra. Maria Antonia Pujol Maura, da Universidade de Barcelona, pesquisadora homenageada do IV CIEDUS, a professora Dra. Myriam Esther Ortiz-Padilla, da Universidade Simón Bolívar, Colômbia, a professora Dra. Gloria Clemencia Valencia Gonzalez, da Universidade Católica de Manizales, Colômbia, a secretária de Educação de Caçador, Professora Lenira de Cássia Ruppel Carneiro, coordenadora do III Seminário Municipal de Educação de Caçador e professora Me. Aline Lima da Rocha Almeida, e a coordenadora do IV SER-REMPE.
A programação contou com uma noite dedicada à apresentação de trabalhos científicos e outra para duas palestras: a primeira proferida pela Dra. Marilda Aparecida Behrens, abordando a formação de professores com mudança na prática pedagógica; a segunda proferida pela Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da educação, professora Patrícia Lueders, abordando a primeira infância como base para as aprendizagens”.
Os eventos tiveram sequência dia 18 de outubro, com uma palestra proferida por Regina Shudo. Ela destacou a relevância da curiosidade para impulsionar crianças e jovens numa aprendizagem colaborativa”. As outras duas palestras foram realizadas por Cipriano Luckesi, abordando o processo de avalição da aprendizagem, e Geraldo Peçanha que destacou a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI).
No mesmo dia foram realizadas duas mesas com participação de palestrantes nacionais A primeira foi sobre o tema: “A Mudança de Cultura na Educação Infantil em Blumenau: avanços pedagógicos e na política de atendimento”, com a participação de: Mônica Letícia Deschamps e Teresinha Fátima Fachini Cavaletti – Secretaria de Educação de Blumenau. A segunda mesa, discutiu: “Desafios e alternativas para a formação e a saúde docente”, com a participação de Ana Paula Furtado Soares Pontes – Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Jeane Pitz Pukall – Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC e Marjorie Vasques – Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes.
Entre as atividades internacionais, os eventos contaram com uma palestra proferida pela Dra. Maria Antônia Pujol, da Universidade de Barcelona – Espanha. Ela tratou de necessidades formativas da docência para práticas criativas.
Também foi realizada uma mesa com a participação de duas palestrantes internacionais: a Dra. Dra. Myriam Esther Ortiz-Padilla, da Universidade Simón, e a Dra. Gloria Clemencia Valencia Gonzalez, da Universidade Católica de Manizales, ambas universidades da Colômbia. Elas trataram da relevância da pesquisa para o atendimento de demandas da Educação Básica.
Os eventos ainda contaram com:
Lançamento do e-book: intitulado “Cocriação de soluções educacionais: protagonismo e desafios no Brasil e na Colômbia”, a obra é composta por cinquenta capítulos de autoria de profissionais da educação do Brasil e da Colômbia. O e-book foi organizado por Aline Lima da Rocha Almeida, Myriam Ortiz-Padilla, Gloria Clemencia Valencia González, Edna Liz Prigol, Glaucia Nogara, Silva Lais Cordeiro e Marlene Zwierewicz.
Ato de Reconhecimento: o IV CIEDUS prestou sua homenagem à Dra. Maria Antónia Pujol Maura, da Universidade de Barcelona. A pesquisadora foi a primeira profissional do exterior a realizar uma missão na UNIARP.
Objetivos que apoiamos através desta iniciativa: