Dia 26 de setembro e dia 21 de outubro, foram realizadas ações do projeto: “Caminhos da saúde: UBS, UPA ou hospital?”, da IFMSA Brazil Uniarp em parceria com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Caçador.
O projeto visa promover a educação em saúde e garantir que as comunidades utilizem os serviços de saúde adequados, ou seja, para que saibam quando procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais. O programa visa orientar e assim reduzir o número de atendimentos de emergência e promover cuidados corretos para solucionar problemas por meio de informações repassadas para alunos da EJA do SESI Caçador.
Os acadêmicos do comitê local: Marielly Leticia dos Santos, Camilla Helena, Isabela Lisboa, Matheus Dries, Evelyn vortmann, Thaina Lorenzetti e Aline Becegatto, participaram da aula da EJA SESI, nas turmas ofertadas em parceria com a Prefeitura de Caçador nas dependências da EMEB Morada do Sol e nas dependências do SESI Caçador.
Foram realizados diálogos com os alunos sobre: ISTS que são detectadas nos testes rápidos e sua transmissão e prevenção, métodos contraceptivos disponíveis no SUS, gravidez na adolescência, saúde mental, além da orientação sobre os locais que devem ser procurados para os casos de atendimento, explicando as atribuições das UBS, UPA e Hospital.
A iniciativa também colaborou com o projeto “Lar sem Frestas”, com o recolhimento e a entrega de caixas de leite vazias e limpas utilizadas pela EJA SESI para o projeto com o objetivo de melhorar as condições de habitação das famílias carentes e apoiar o desenvolvimento e a saúde. O projeto Lar sem Frestas é orientado pelo professor Wagner Severgnini.