O Hospital Maice de Caçador realizou dia 26 de setembro, o 1º Seminário de Doação de Órgãos, fortalecendo a mensagem que doar órgãos é um ato de amor ao próximo e de solidariedade, permitindo que a vida continue. Cada pessoa que escolhe se tornar um doador de órgãos aumenta as chances de salvar vidas. Uma pessoa pode salvar até 8 vidas com a doação. O evento foi realizado com o objetivo de fornecer mais informações sobre o processo de doação, além de discutir os desafios enfrentados.
A abertura teve pronunciamentos de César Augusto Morais Jr.,diretor Geral de Saúde da Prefeitura de Caçador, do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin e da irmã Elizabeth Lima, diretora do Hospital Maice.
Em uma mensagem online, o médico intensivista Dr. Joel de Andrade, coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina e Responsável Técnico pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes, parabenizou toda a equipe do Maice pela iniciativa de discutir e compartilhar informações sobre o processo de doação de órgãos.
No evento também foi realizada a apresentação da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital Maice, onde os integrantes compartilharam informações sobre os protocolos oficiais e sobre o suporte emocional às famílias durante todo o processo, ajudando a esclarecer dúvidas e a lidar com o luto.
Integram a CHT: médico intensivista Hugo Semann Neto, psicóloga Caroline Delavechia, enfermeiro David Constante Alonso, enfermeira Mariana Balatka e a enfermeira Patrícia França de Oliveira dos Santos.
O Seminário teve ainda apresentação técnica realizada pelo médico intensivista Dr. Hugo e pelo médico neurologista clínico, neurofisiologista, eletroencefalografista Dr. Nabil Elias Bittar.
O momento mais emocionante do evento foi a participação de Odair Eger, paciente transplantado de pulmão em 2017, que compartilhou sua história e a homenagem, em vídeo, aos pacientes doadores e suas famílias. Na apresentação do vídeo, houve a execução de música composta pela enfermeira Milena Miranda, com seu irmão Lucas, no violão.
O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do vídeo da Campanha de Doação de Órgãos 2024 do Hospital Maice.
O Seminário teve o apoio da UNIARP, Daniela Tombini, Cristian, Nova Era Comunicação Visual, Lions Clube Caçador, Rotary Club Sul Contestado, BPW e Rádio Caçanjurê.