Dia 14 de abril, os cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNIARP, juntamente com o Estúdio de Finanças e o Laboratório de Consultoria Júnior realizaram o 1º SuperMEI. O evento celebra a parceria entre a Uniarp e a AMPE, para promover o desenvolvimento regional através do fomento ao empreendedorismo. Além dos acadêmicos, o evento teve a participação de 18 empreendedores associados.
O objetivo da parceria é criar oportunidades para que os estudantes da Universidade possam colaborar com as empresas afiliadas à AMPE, contribuindo para o crescimento econômico da região.
As coordenadoras do Projeto SuperMEI, professoras Emilene Murer e Sandra Mara Bragagnolo, destacam que, através dessa parceria, os estudantes terão a oportunidade de, orientados por seus professores, adotarem uma empresa e aplicarem seus conhecimentos acadêmicos, trabalhando em projetos concretos para as microempresas.
“Essa experiência será enriquecedora para os estudantes, que poderão aprimorar habilidades técnicas e gerenciais e, ainda, terão a chance de ampliar sua rede de contatos e colaborar para uma causa nobre”, destaca.
A professora Sandra comenta ainda sobre a importância do apoio da FAPESC, que tornou possível a fundação do Laboratório de Consultoria, que ainda trará grandes contribuições para o ecossistema de inovação e empreendedorismo universitário.
O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin parabenizou os cursos pela iniciativa e agradeceu o importante apoio da FAPESC, FAMPESC e AMPE na ação. “A aproximação entre academia e mercado pode gerar soluções criativas e sustentáveis, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais”, comenta.
Para o vice-reitor acadêmico, Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, essa parceria entre a Uniarp e a AMPE é essencial para criar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento, não só econômico, mas também social e ambiental.
O vice-presidente da diretoria executiva da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (FAMPESC), Odelir Neves, proferiu palavras de incentivo tanto aos empreendedores como, principalmente, aos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, mostrando dados relevantes sobre a importância dos micro e pequenos empresários na geração de empregos e movimentação da economia catarinense.
De acordo com a gestora da AMPE, Caren Fendt, as empresas afiliadas à associação se beneficiarão da experiência e conhecimento advindos da Uniarp, no sentido de ajudá-las a solucionar problemas e otimizar processos. Além disso, essa parceria também pode contribuir para a criação de novas oportunidades de negócios e o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.