Dia 10 de agosto, no Teatro da UNIARP, foi realizado o 2º encontro “Todos por elas”, uma promoção do curso de Psicologia da UNIARP, Associação Maria Rosa e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM) da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180).
O evento iniciou com apresentação da peça teatral: “Arremedos”, o primeiro espetáculo onde a Cia de Artes Vento Negro se aventura no teatro de bonecos, um espetáculo de animação e solo narrativo. A história é inspirada em uma mulher que viveu na região do contestado no estado de Santa Catarina em meados de 1912. Francisca Roberta ou “Chica Pelega”, esse era o seu nome. Com esse espetáculo a Cia de Artes Vento Negro aborda temas de urgência como a violência doméstica e também a ressocialização do homem que prática algum tipo de violência de gênero.
Na sequência, o Encontro, trouxe a palestra: “Violência contra as mulheres: como se proteger psicologicamente e juridicamente”, ministrada por Nathalia de Campos e Natalia Marques.
O evento foi realizado para marcar a Campanha Agosto Lilás. Agosto é dedicado à campanha porque é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. A Lei é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica.
Em seu pronunciamento, a professora Madaline Ficagna Roveda, coordenadora do curso de Psicologia e representando o reitor Dr. Neoberto Balestrin, destacou a importância da discussão e principalmente, o envolvimento de toda a sociedade na busca de soluções para reduzir os índices de violência contra a mulher. No evento, o curso de Psicologia arrecadou itens de higiene que serão doados para instituições da cidade.