A acadêmica Lilian Dulce Constantino, da 4ª fase do curso de Direito da UNIARP desenvolveu um projeto sobre a importância da escuta especializada na defesa dos direitos humanos, tendo como objetivo difundir o trabalho da rede de apoio no município de Rio das Antas. A professora orientadora é Thiara Zen.
Em Rio das Antas encontra-se em fase final de implantação o processo de escuta especializada, de acordo com a Lei nº 13.431, onde a equipe de apoio será composta por diversos profissionais, da Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social, Polícia Civil e Militar e conselheiros tutelares, em conjunto com o Ministério Público.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresenta como objetivo maior a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Mas, muitas crianças vêm de lares desestruturados, com várias situações de agressões e violência, causando-lhes graves traumas.
A secretária municipal de Assistência Social, Iliete Tessari, destaca que a Escuta Especializada é de suma importância. “Os casos serão direcionados para pessoas que estão preparadas para atendê-los, não precisando assim repetir atendimentos em diversos setores”, comenta.