A UNIARP realizou dia 05 de fevereiro a abertura da Semana de Capacitação Docente. O evento tem o objetivo de manter a UNIARP como uma instituição de excelência e de referência no estado de Santa Catarina. A UNIARP entende que a educação é uma prática social, que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e de suas competências. A educação, portanto, não se restringe à escola, mas constitui-se um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo ensino-aprendizagem.
A semana de capacitação, além das reuniões de NDEs e colegiados, abordará assuntos importantes para o mundo acadêmico como: inclusão de pessoas com deficiências ou dificuldades de aprendizagem no ensino superior e a educação por competências.
A sala de autoridades do evento teve a presença do reitor Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, Vitor Hugo Baseggio, vice-presidente da Uniarp, no ato representando o presidente, Moacir Salamoni, Claudinei Bertotto, vice-reitor de Administração e Planejamento, Almir Granemann dos Reis, pró-reitor do campus universitário de Fraiburgo e a professora mestre Talize Foppa, coordenadora geral de graduação.
A palestra de abertura discutiu o tema: “(D)eficiências e inclusão no ensino superior”. Foi ministrada pela psicóloga Dra. Renata de Souza Zamo. Na sequência, a professora e psicopedagoga, Cleide Alves, apresentou os dados de atendimentos realizados pelo setor de atendimento Psicopedagógico da Uniarp no ano de 2023.
A semana de capacitação prossegue nesta terça-feira (06) com as reuniões de NDEs e colegiados, no bloco B, nas salas determinadas para cada curso. Na quarta-feira (07), acontece no Teatro, a palestra “Educação por competência no Ensino Superior: desafios da avaliação”, que será ministrada pelo Dr. Paulo Wollinger.