A UNIARP realizou dia 23 de setembro a abertura do IV Simpósio Internacional dos cursos da saúde e IX Ciclo de Estudos em Farmácia: Inovação e sustentabilidade, com o tema: “Alimentos na promoção da saúde”.
Os eventos prosseguem até dia 26 de setembro com o objetivo de trazer o alimento como promotor de saúde, com uma abordagem multidisciplinar, apresentando novas tecnologias, inovação científica e modelos sustentáveis de produção para uma vida mais saudável.
A programação dos eventos foi organizada para gerar discussões sobre a produção de alimentos do futuro, moldada por uma mentalidade que prioriza não apenas à saciedade, mas também a nutrição, a sustentabilidade e a prevenção de doenças.
A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Héctor Gómez, sobre compostos bioativos e biodiversidade nos sistemas alimentares. Outros palestrantes dos eventos são: Dr. Gabriel Olivo Locatello, Dr. Sérgio Faloni de Andrade, Dra. Aniela Pinto Kempka e mestra Flávia Teixeira.
Um concurso de culinária integra os eventos, além da apresentação de trabalhos científicos.
O Simpósio internacional e o Ciclo de estudos atendem três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 Saúde e Bem-Estar, 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura e o 12 Consumo e Produção Responsáveis.
A mesa de autoridades teve a presença do reitor Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, vice-reitor Acadêmico professor Dr. Joel Haroldo Baade, vice-reitor de Administração e Planejamento, professor Claudinei Bertotto, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização, professora Dra. Rosana Ogoshi, coordenadora geral de graduação professora Talize Foppa, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, professora Rosana D´Agostini, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade, professor Dr. Levi Hülse, coordenadora do evento professora Dra. Claudriana Locatelli, coordenadora do curso de Farmácia, professora Talita Granemann e representando os acadêmicos do curso de Farmácia, Evelyn Gabriella Dalla Santa.
A apresentação cultural da abertura foi realizada pelo Canto Coral da UNIARP.