Uma importante ação de enfrentamento à pobreza menstrual em Caçador foi realizada sábado, dia 12 de março na primeira ação de extensão da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIARP. O projeto Absorver foi realizado na comunidade Usina, no Monge João Maria, com palestra sobre higiene pessoal feminina e distribuição de kits com absorventes.
Mães e filhas, sobrinhas, tias e avós participaram da ação no centro comunitário da localidade. A irmã Maria, da Pastoral da Criança, ajudou a mobilizar as mulheres na comunidade para a ação.
A médica Daniela Kist Busnardo, ginecologista e obstetra, repassou orientações sobre higiene pessoal feminina. Falou da importância de cuidados com a região íntima, cuidados no período menstrual, cuidados pós relações sexuais, entre outras informações.
Ao final da palestra, acadêmicos do curso de Medicina, da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia conversaram com as mulheres e com as adolescentes, explicando a forma correta de usar e de descartar o absorvente. Cada participante da ação recebeu um kit de higiene contendo sabonetes e absorventes.
A ação teve o apoio da Clínica Santa Helena, Unimed Caçador, Fórmula Exata, Centro Acadêmico de Medicina da UNIARP, Farma e Farma Rio das Antas e Farmavida.
See More
A dignidade menstrual é um direito de cada pessoa que menstrua. No Brasil, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Além de privação de chuveiros em suas residências, 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Dessas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola. Os dados são da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021 por UNICEF e UNFPA.