Dia 18 de novembro, a acadêmica Iorana Gaio de Andrade do curso de Ciências Contábeis da Uniarp e bolsista do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), Iorana Gaio de Andrade, realizou uma Oficina sobre Emissão de Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural na escola Trinta de Outubro, no município de Lebon Régis/SC. A acadêmica é orientada pelo professor Thiago Augusto Duarte. Cerca de 20 produtores rurais da comunidade participaram da oficina. A atividade foi realizada com a parceria do Estúdio de Finanças da Uniarp.
A oficina teve o objetivo de capacitar os produtores rurais na emissão das Notas Fiscais e cumprirem a obrigação fiscal perante a Secretaria de Estado da Fazenda.
O professor Thiago explica ainda, que atendendo pedido do Governo de Santa Catarina e de outros Estados, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou para 1º de maio de 2024 o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País. Enquanto isso, o projeto vai desenvolvendo-se para contribuir com os produtores rurais nesta 1ª etapa, no município de Lebon Régis. “Nossa missão é levar a educação fiscal/fazendária, bem como, a inclusão digital ao auxiliar a comunidade no desafio que é o universo eletrônico”, explica.
A UNIARP e o curso de Ciências Contábeis agradecem os produtores rurais da Comunidade Trinta de Outubro. Também agradecem a Secretária de Agricultura e servidores do setor da Cadastro de Produtor Primário do município de Lebon Régis pela oportunidade e acolhimento.