A acadêmica do curso de Farmácia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Amanda Metzger Garcia, tem utilizado da rede social Instagram para divulgar e tornar mais conhecido e acessível à comunidade o projeto Farmácia Verde, mantido pela Farmácia Escola da instituição. A ideia inicial do projeto de extensão (PAEC) era realizar a abordagem de maneira presencial com professores e alunos da Universidade. No entanto, em função das limitações impostas pela Covid-19, a aluna precisou adequar a ideia e passou a utilizar o perfil da Farmácia Escola (@farmacia.escola) para realizar a divulgação.
As ações de divulgações iniciaram ainda em abril de 2020. Semanalmente a acadêmica Amanda publica orientações acerca do consumo de chás, curiosidades sobre plantas medicinais, socialização de rotinas de recebimento e produção de chás pela equipe da Farmácia Escola e distribuição de sachês contendo chás para funcionários da UNIARP e comunidade em geral. As postagens no Instagram possuem o acompanhamento das professoras Juciele Marta Baldissarelli, que é orientadora do projeto, e da professora Talita Regina Granemann Nunes, coordenadora da Farmácia Escola e do curso de graduação.
O projeto da Farmácia Verde da UNIARP teve início em 2011, com o objetivo de resgatar o uso de plantas medicinais pela população e associar o conhecimento etnobotânico ao estudo cientifico. No horto municipal são cultivas aproximadamente 20 espécies de plantas medicinais, como por exemplo: melissa, capim-limão, hortelã, espinheira santa entre outras. Além de temperos e árvores medicinais.
Atualmente as plantas medicinais são distribuídas para a população do Município de forma gratuita. O Projeto possui também parceria com médicos das Unidades Básicas de Saúde que fazem a prescrição de plantas medicinais relacionadas na RENAME. A entrega das plantas ao paciente fica sob a responsabilidade dos acadêmicos do projeto e dos professores orientadores, e é realizada com a orientação sobre o modo de preparo do chá o uso correto a fim de obter o melhor resultado terapêutico possível.
O projeto Farmácia Verde da UNIARP conta com supervisão da professora Talita Regina Granemann Nunes e das monitoras da Farmácia Escola, acadêmicas Amanda Metzger Garcia e Taíza Moura.