O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp conta atualmente com dois projetos de extensão orientados pelo arquiteto e professor José Antônio de Albuquerque Neto, vinculados aos órgãos competentes em prol da Habitação de Interesse Social nas cidades de Caçador e Videira.
Com intuito de alavancar os projetos de Habitação de Interesse Social e informar à população em geral sobre a importância que a arquitetura exerce na vida das pessoas, foram realizadas duas palestras pelas acadêmicas responsáveis pelos projetos. Nas palestras, as acadêmicas demonstraram que através de soluções simples a arquitetura transforma a qualidade de vida das pessoas.
A acadêmica Gabriele Barbosa, responsável pela execução do projeto na cidade de Caçador, realizou de forma virtual no dia 14 de novembro a palestra: “Impacto que a arquitetura pode ter na qualidade de vida”. Este evento contou com apoio de acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo e alguns moradores cidade de Caçador.
E dia 16 de outubro a acadêmica Andrieli Perego, responsável pela execução do projeto na cidade de Videira, produziu sua palestra: “Qual o impacto da arquitetura na vida das pessoas?”. Neste outro evento também realizado de forma virtual contou com a presença de acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo e representantes da população videirense interessados na temática em questão.
A Habitação de Interesse Social, em termos gerais, é aquela voltada à população de baixa renda que não possui acesso à moradia formal e nem condições para contratar os serviços de profissionais ligados à construção civil. Sabendo dessa importância, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp incentiva o vínculo entre os acadêmicos e a população menos abastada de recursos financeiros.