Dia 29 de setembro, as acadêmicas: Ânnely Detofol, Camila de Liz Gonzaga, Jordana Evelin Pereira, Julia Raquel Tremea e Maria Luiza Beck, da 7ª fase do curso de Medicina da UNIARP realizaram uma ação educativa na Casa Asilar Henning ILPI. O objetivo foi promover a saúde mental e combater problemas psicológicos mais comuns entre os idosos, como depressão, ansiedade, solidão, isolamento social, baixa autoestima, perda de autonomia e de sentido de vida.
A ação teve a orientação da professora Ana Paula G. Pinculini, da unidade curricular IESC Reflexão e Campo, um Projeto Integrador.
Dinâmicas foram realizadas que estimularam os idosos a compartilharem suas experiências, a expressarem seus sentimentos através da escrita com o auxílio das acadêmicas. Aos poucos, foram compartilhando suas experiencias, valorizando suas potencialidades, realizando atividades significativas e a desenvolverem habilidades cognitivas e emocionais.
Os idosos demonstraram maior interesse e aceitaram participar de todas as atividades com entusiasmo. Acredita-se que essa iniciativa contribui para a promoção da saúde mental e do bem estar dos idosos em instituições de longa permanência.