O acadêmico Jean Carlos de Andrade, do curso de Jornalismo da UNIARP realizou um trabalho de iniciação científica em que destacou as adaptações e os desafios enfrentados pelo programa Show da Manhã, transmitido pela Rádio Fraiburgo 95.1 FM.
A pesquisa analisou como o programa, comandado pelo comunicador Paulo Santos, tem conseguido equilibrar jornalismo e entretenimento ao longo de mais de três décadas no ar. O trabalho contou com a orientação da professora Dra. Juciele Marta Baldissarelli.
A pesquisa do estudante abordou de que maneira as mudanças tecnológicas que impactaram no rádio ao longo dos anos. Uma das principais adaptações, destacadas no trabalho, foi a transição do AM para o FM, momento em que o locutor Paulo Santos passou a assumir, além da locução, responsabilidades técnicas como a operação da sonoplastia. Essa transição exigiu do comunicador novas habilidades e ajustes no formato do programa, refletindo a constante necessidade de inovação no meio radiofônico.
O acadêmico constatou a importância da participação ativa dos ouvintes, que contribuem com informações locais, fortalecendo a interação entre o programa e a comunidade. O estudo revelou que essa colaboração é um dos pilares que mantém o programa relevante e conectado ao seu público, majoritariamente composto por donas de casa, mas que também inclui trabalhadores e membros de diversas faixas etárias da comunidade.
Outro ponto importante identificado na pesquisa foi o papel solidário desempenhado pelo programa Show da Manhã. Paulo Santos e sua equipe, realizam campanhas de ajuda comunitária, como doações de cestas básicas e cadeiras de rodas, tornando o programa um elemento essencial no apoio às causas locais. A pesquisa evidenciou como essas ações reforçam a proximidade com os ouvintes e solidificam o papel do rádio como um agente de transformação social.
Além das contribuições locais, o estudo também apontou a relevância da adaptação às novas tecnologias, como a integração com as redes sociais, que permite uma maior interação e engajamento do público com o programa. Jean concluiu que essa capacidade de inovação e de atender às demandas do público são fundamentais para a longevidade e o sucesso contínuo do programa Show da Manhã por mais de 30 anos.
“A pesquisa de Jean Carlos de Andrade demonstra o valor de estudos voltados para o rádio, especialmente em um momento em que os meios de comunicação enfrentam mudanças rápidas. Ao explorar as dinâmicas de adaptação do programa o aluno contribui para a compreensão do papel do rádio na comunidade e destaca a importância de equilibrar informação e entretenimento em um cenário de mídia cada vez mais competitivo”, pontuou a orientadora do estudo professora Dra. Juciele.