Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE trabalharam a história de João e Maria com alunos da Escola Municipal Padre Bruno Paris, da cidade de Brunópolis.
Tanto as histórias clássicas quanto as mais modernas contém uma moral que, na maioria das vezes, corresponde a uma situação da vida real que as crianças vão enfrentar em algum momento.
Através da história de João e Maria é possível trabalhar a como deve ser a relação entre irmãos que devem colaborar e cuidar um do outro. A importância da união para superar os obstáculos é reafirmada.
Esses irmãos provam para o mundo e para eles mesmos que, com os esforços conjuntos dos dois, podem vencer e sair vitoriosos daquele problema.
Outra moral pela qual a história de João e Maria é conhecida tem a ver com não confiar nas aparências. Principalmente porque muitas vezes elas nos enganam.
De fato, a aparência de alguém não tem nada a ver com a sua inteligência, astúcia ou capacidade. Da mesma forma, nem tudo que parece bom à primeira vista realmente é bom, como acontece no caso da bruxa, assim também é possível trabalhar a questão da confiança, ou seja, não devem confiar em estranhos.
Além disso, também há o fato de ter gratidão pela comida, pela casa e, acima de tudo, pela família e pelo amor entre os seus integrantes, algo tão importante para o bem-estar. Da mesma forma, também se destaca o apoio prestado em situações nas quais a vida está em risco ou ao enfrentar uma crise.