Dia 20 de julho, acadêmicos da UNIARP, bolsistas dos projetos da Universidade Gratuita, participaram da 1ª edição do Plogging Caçador. O plogging é um movimento global recente que se originou na Suécia. Aproveita o running e outros esportes ao ar livre para recolher os resíduos que sujam as cidades e espaços naturais. A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes (ploggers) saem para rua com um saco de lixo com a ideia de recolher os desperdícios que encontrarem durante a prática esportiva. A palavra plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr).
O objetivo principal foi conscientizar sobre a importância da educação ambiental, destacando a necessidade de um descarte adequado de resíduos, os impactos ambientais e de saúde pública causados pela má gestão do lixo.
Organizados em grupos, os acadêmicos passaram por locais pré-determinados, fazendo caminhadas combinadas com a coleta do lixo disperso. O material coletado foi recolhido pela Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, parceiros do projeto. Tudo foi direcionado à Cooperativa de Reciclagem de Caçador. O lixo foi separado e pesado conforme sua classe de destinação, totalizando 442,6 quilos. No entanto, mais de 50% foram considerados rejeitos devido à impossibilidade de reciclagem, seja pela contaminação, mistura com material orgânico ou pelo tempo de exposição ao meio ambiente. Também foram recolhidos sofá, pneus, cadeiras, madeira e partes de móveis.
A atividade contou com a participação de 64 acadêmicos, que se empenharam em contribuir para a sensibilização da população sobre a correta destinação dos resíduos e da importância de preservar o meio ambiente.
Ação em Timbó Grande
No mesmo dia, a atividade foi realizada no município de Timbó Grande e teve a participação de acadêmicos de diversos cursos, todos bolsistas do Programa Universidade Gratuita. A atividade teve a colaboração da Prefeitura de Timbó Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, os acadêmicos coletaram latas, garrafas, papéis e outros resíduos, não só promovendo a saúde física, mas também a conscientização ambiental.
Na ação, foram recolhidos 129,79 quilos de resíduos, classificados como orgânicos, não recicláveis e recicláveis.
Os materiais recicláveis foram entregues a uma família local que trabalha com a venda desses produtos, já que o município ainda não possui coleta seletiva. Os demais resíduos foram encaminhados pela Prefeitura para o aterro sanitário.
Mais do que uma simples coleta de lixo, o Plogging UNIARP demonstra o compromisso da universidade em promover ações extensionistas, educativas e práticas sustentáveis em prol de uma sociedade mais consciente.