Acadêmicos do 5º período do curso de Agronomia da Uniarp, juntamente com o professor Juracy Caldeira Lins Junior, responsável pela disciplina de Entomologia I, realizaram uma visita ao Museu Entomológico Fritz Plaumann.
O museu é considerado o maior da América Latina e está localizado no Distrito de Nova Teutônia, no interior da cidade de Seara, Santa Catarina. Em 1982, a coleção entomológica de Fritz foi adquirida pela Prefeitura da cidade e o prédio do museu foi construído em frente à residência do entomólogo, sendo inaugurado em 23 de outubro de 1988.
O local abriga o acervo criado por Fritz, que inclui documentos, objetos pessoais, materiais usados em suas pesquisas e exemplares da coleção, todos eles montados, rotulados e identificados.
Na visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer e observar a Coleção Entomológica de Fritz, que inclui borboletas, besouros, percevejos, moscas e outros insetos do Brasil, além de seu último trabalho incompleto realizado em 1994.
“Durante a visita observamos a organização e o cuidado que o museu tem com os insetos. Além disso, foi possível visualizar a paixão que o entomologista tinha em colecionar os insetos. Adorei conhecer o museu, a experiência de estar no local e observar os trabalhos feitos por ele é incrível”, relata a acadêmica Julia Mezzalira Santos.
A coleção conta com 80 mil exemplares, representando 17 mil espécies diferentes, sendo que 1.500 delas foram descobertas pela primeira vez e 150 receberam o nome de Fritz Plaumann ou de alguma variação do seu nome. O museu ainda é cuidado por um parente da família de Fritz, sua filha. “Que meu trabalho entomológico possa contribuir para incentivar a reflexão e o amor pela natureza e estimular a reflexão sobre ela…” – trecho da mensagem elaborada pelo Dr. Fritz Plaumann e lida abertamente na cerimônia de inauguração do museu.