Dia 12 de agosto, acadêmicos das disciplinas de Projeto Integrador III e Projeto Arquitetônico IV do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp, sob a orientação dos professores e arquitetos Marcelo Wandscheer e Ana Lúcia Córdova Wandscheer, realizaram visitas técnicas em três habitações indicadas pelo psicólogo e professor Paulo Assis Crasnhak Filho.
Professor Paulo é psicólogo da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) e, por meio da sua indicação, as habitações visitadas pelos acadêmicos possuem pelo menos um membro da família com deficiência auditiva.
A atividade iniciou em sala de aula com a palestra: “Conhecendo as Deficiências”, na qual o professor Paulo compartilhou com os acadêmicos a melhor maneira de interagir com pessoas com deficiência auditiva. A palestra não só forneceu informações esclarecedoras, mas também introduziu os estudantes à linguagem de sinais e promoveu empatia em relação às pessoas com essa condição.
Em seguida, os acadêmicos foram visitar as habitações, onde tiveram a oportunidade de identificar as principais necessidades das famílias e examinar detalhadamente os problemas técnicos e sanitários das edificações. Essa atividade faz parte da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, no qual acadêmicos e professores atuam em projetos de extensão universitária, contribuindo com pesquisas, levantamentos técnicos e formação para o desenvolvimento comunitário.
A coordenadora do curso, professora Cláudia Maté, comenta que iniciativas como esta não apenas enriquecem a formação dos estudantes, mas também demonstram o compromisso do curso de Arquitetura e Urbanismo e da Uniarp em criar impacto positivo na sociedade por meio da educação e do envolvimento ativo com a comunidade.
Abaixo alguns registros da atividade em sala e das visitas técnicas: