Dias 23 e 24 de outubro, acadêmicos do 7º período do curso de Biomedicina da UNIARP visitaram os Laboratórios do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN – PR) em Curitiba-PR.
Na visita técnica, os estudantes do estágio de patologia clínica tiveram a oportunidade de conhecer e compreender os fundamentos da pesquisa e diagnóstico laboratorial, vendo de perto as instalações, rotinas e equipamentos essenciais de ambas as instituições.
Os laboratórios, bem como as funções desempenhadas por biomédicos em suas dependências, foram o foco central da visita. O Instituto de Tecnologia do Paraná é reconhecido por sua excelência em pesquisa e inovação em diversas áreas, incluindo a biomedicina. Durante a visita, os acadêmicos puderam entender a sistemática de pesquisa adotada pelo TECPAR e como ela contribui para avanços significativos na área da saúde.
O LACEN é um órgão de extrema importância para o Estado, responsável pelo apoio diagnóstico e epidemiológico em saúde pública. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer suas instalações e as diversas rotinas realizadas pelo laboratório. Além disso, eles puderam conhecer equipamentos e fluxogramas de rotina para diagnósticos laboratoriais.
O professor de estágio em Patologia Clínica, Hiago Bellaver explica que uma das principais motivações para essa visita foi proporcionar aos acadêmicos uma visão prática de como a biomedicina é aplicada em laboratórios de referência. “A visita foi extremamente positiva para os nossos acadêmicos. Eles tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, entender como a teoria se aplica na prática e visualizar as inúmeras possibilidades de atuação como biomédicos nesses ambientes”, comenta.
Além disso, a visita abriu portas para possíveis oportunidades de estágio para os estudantes. “A visita técnica não apenas enriqueceu o conhecimento dos acadêmicos, mas também abriu possibilidades de atuação que a profissão oferece devido a interação com profissionais experientes e a imersão no ambiente laboratorial”, completa o professor.