Acadêmicos do 4º período da turma Ômicron do curso de Medicina da UNIARP participaram da audiência pública sobre evasão escolar dia 05 de agosto, na Câmara de Vereadores de Caçador. Os altos índices de evasão escolar em Caçador nos últimos anos estiveram no centro do debate da Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara.
Eles apresentaram propositura relacionada ao trabalho médico comunitário e o engajamento para mitigar a evasão escolar, sugerindo que na anamnese se tenha a pretensão de zelar que o paciente criança e adolescente esteja frequentando a escola. Na ocasião, a acadêmica Nathália Ramos falou em nome da turma de medicina.
Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor mestre Clayton Luiz Zanella, da disciplina de Habilidades Profissionais – Comunicação.
Segundo o professor, este envolvimento dos acadêmicos com as causas sociais e educacionais ainda na formação favorece o desenvolvimento de habilidades profissionais de comunicação, um maior engajamento social na profissão, com o fomento da responsabilidade social dos profissionais de saúde.
A audiência reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal e Coordenadoria Regional de Educação, educadores, vereadores mirins, além dos vereadores e população em geral.