Dia 06 de junho, acadêmicos da 2ª fase do curso de Medicina participaram de uma aula prática inovadora, realizada pelo curso de Fisioterapia. Esta atividade foi concebida com o objetivo de proporcionar uma imersão nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando a importância dessas terapias no cuidado integral à saúde e promovendo a interação interdisciplinar entre os profissionais de saúde.
A atividade prática teve como um de seus principais objetivos evidenciar a importância da colaboração interdisciplinar na área da saúde. A experiência demonstrou que o sucesso no tratamento dos pacientes depende não apenas do conhecimento e habilidades do médico, mas também do apoio de outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, acupunturistas e terapeutas complementares.
Durante a aula, os estudantes de Medicina tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, algumas das principais terapias complementares, como diferentes tipos de massagens terapêuticas, ventosaterapia, cromoterapia, aromaterapia e a auriculoterapia. As sessões foram realizadas pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia, que demonstraram as técnicas e explicaram os benefícios dessas práticas para a promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes, prática esta que já ocorre há quatro anos.
A aula prática foi uma experiência enriquecedora para os acadêmicos de Medicina, proporcionando uma visão prática e integrada das Práticas Integrativas e Complementares. Ao vivenciarem essas terapias, os futuros médicos puderam compreender melhor o papel fundamental da interdisciplinaridade no cuidado à saúde, preparando-se para atuar de forma colaborativa e eficiente em suas futuras práticas profissionais.