Os estudantes Felipe Locatelli e Samantha John Corrêa da 5ª fase do curso de Psicologia da UNIARP vivenciaram uma experiência única e enriquecedora, no 15º Batalhão da Polícia Militar do município de Caçador. Eles conheceram a rotina dos policiais e aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, no componente curricular, estágio básico III Observação e intervenção em contexto organizacional, sob a orientação das professoras Me. Mariléia Fertig e Patricia Favarin.
Dentre os objetivos do estágio, destaca-se a oportunidade de entender melhor o funcionamento das atividades organizacionais da Polícia Militar, além de promover a conscientização sobre saúde mental e psicologia entre os membros da corporação, por meio de práticas de treinamento e desenvolvimento.
Os acadêmicos tiveram a chance de entender melhor as demandas emocionais e psicológicas enfrentadas pelos policiais no exercício de suas funções.
O capitão Alvarenga e o tenente Muller foram os responsáveis por acompanhar de perto os estudantes durante o estágio, fornecendo orientações e compartilhando suas experiências.
Durante o estágio, os acadêmicos também abordaram temas voltados as ferramentas e estratégias para lidar com o estresse e promover o bem-estar emocional dos policiais, assim como o tema liderança tão presente junto as equipes, impactando positivamente no ambiente de trabalho e na qualidade dos serviços prestados à população.
A coordenadora do curso, Madaline Roveda expressa sua gratidão ao 15º Batalhão da Polícia Militar e ressalta a importância dessa parceria: “É uma experiência maravilhosa para os estudantes aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, contribuindo com o trabalho extraordinário realizado pela Polícia Militar em nossa cidade. Agradecemos ao Capitão Alvarenga, ao Tenente Muller e a toda a equipe do batalhão pela oportunidade e pelo apoio constante”, comenta.
A iniciativa demonstra o comprometimento da UNIARP em preparar seus acadêmicos não apenas teoricamente, mas também proporcionando experiências práticas que os aproximam da realidade profissional.
Essa parceria entre a academia e as instituições locais fortalece a formação dos futuros psicólogos e contribui para o desenvolvimento da comunidade.