A Gerência de Responsabilidade da FIESC planejou uma oficina de Autoconhecimento e Vida Profissional, para crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento Menino Deus, em Caçador. A oficina foi ministrada no mês de outubro pelos acadêmicos da 6ª fase do curso de Psicologia da UNIARP: Felipe Locatelli Kosciow, Nicole Graeff Marques, Luciano Franke e Samantha John Corrêa. A ação faz parte do projeto integrador do curso, realizado com a supervisão da professora Beatriz Coscodai.
Samantha também é colaboradora voluntária da FIESC e aceitou o desafio de organizar juntamente com seus colegas a realização da atividade. Ela explica que a ação foi uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos do curso. “Nos tocou demais, não temos nem palavras para descrever a experiência. Queremos voltar mais vezes e contribuir com as crianças e adolescentes do abrigo, que foram tão receptivos, engajados e participativos em todas as dinâmicas que levamos”, comenta.
O objetivo do Programa é promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes acolhidos. Por este motivo, foi abordado o autoconhecimento com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento da autoconfiança necessária para tomada de decisões, planejamento de futuro, definição de objetivos e metas, de forma eficiente. “Apresentamos ainda todas as possibilidades de qualificação disponíveis através dos parceiros do Programa, calendários de eventos e cursos para os próximos meses, e para o ano de 2024”, relata Samantha.