Dia 30 de junho, a professora Sandra Mara Bragagnolo, do componente curricular de Comportamento Organizacional, organizou, uma visita técnica com acadêmicos da 1ª fase do curso de Administração da UNIARP na empresa Pormade de União da Vitória-PR, para encerrar as atividades do primeiro semestre.
A Pormade já recebeu dezenas de prêmios de inovação e gestão de pessoas. A fabricante de portas foi fundada em 1939 e mudou quando Cláudio Zini assumiu o comando em 1976. Hoje, a Pormade conta mais de 700 colaboradores.
Os estudantes do curso de Administração e mais três gestoras de recursos humanos do Núcleo de RH da ACIC: Sandy Daniela Araldi, Susana Aparecida da Silva e Marlei Zapalai, visitaram a empresa, em que o comportamento organizacional é considerado referência. O grupo pôde confirmar a atmosfera de profissionalismo, inovação e comprometimento da empresa.
A visita começou com a apresentação institucional, na qual foi apresentada a história da empresa, seus valores e sua visão de negócio, bem como, e especialmente, os 10 mandamentos da empresa. A gestora de Recursos Humanos da Pormade, Sueli Heppner, deixou claro que o comportamento organizacional é fundamental para o sucesso, impactando diretamente a produtividade, a motivação dos colaboradores e os resultados financeiros. Isso permite compreender a importância da cultura organizacional na condução dos processos internos e externos.
Uma das características marcantes da empresa é o compromisso com a liderança e o desenvolvimento de seus colaboradores. Durante a visita, o empresário Cláudio Zini proferiu palavras de incentivo aos estudantes e deu uma aula sobre as práticas de gestão da empresa, permitindo entender um pouco de sua visão sobre a importância da comunicação efetiva, do encorajamento, da confiança, da empatia e da colaboração no ambiente de trabalho. Ficou evidente que esses aspectos são valorizados e incentivados em todos os níveis hierárquicos.
“Para os estudantes, visitar a Pormade, permitiu a percepção de que é possível, sim, construir um ambiente motivador, inovador e estimulante, que encoraje o desenvolvimento pessoal e profissional. O investimento no capital humano reflete-se diretamente na imagem que a empresa ocupa no mercado”, comentou a professora Sandra.
A gestora de RH Marlei Zapalai, destaca que o aspecto que impressiona na Pormade é a ênfase da empresa na gestão participativa, onde os funcionários são estimulados a contribuir com ideias e sugestões para a melhoria dos processos e produtos.
Para os estudantes, nas palavras da representante da turma, Maria Eduarda Dalle Laste, a empresa demonstra uma cultura de abertura, ouvindo ativamente os colaboradores e valorizando suas opiniões. “Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo e inspirador. Valeu muito a pena a visita”, avalia a estudante.