Dia 19 de outubro, em Lebon Régis, houve a continuação do projeto PROESDE “Incentivando a leitura,” junto da contação de histórias e a transformação e o entendimento nas crianças dos anos iniciais da escola municipal Núcleo Rio Doce. Os trabalhos são orientados pela professora Deise Baretta, coordenadora do curso de pedagogia da UNIARP Fraiburgo.
Na ocasião, foi apresentada a história: “A Descoberta de Dona Joaninha”.
Joaninha, toda desejosa para dançar, produziu-se toda, pois dançar nos bailes era seu maior prazer. Depois de bem vestida e adornada, ao sair de casa, sentiu-se só, triste por não ter companhia e já na rua, cabisbaixa e não feliz, encontrou amigos e amigas e a cada um deles estendia o convite para o baile e percebendo que eles não dispunham de fantasias ou acessórios repartia do que tinha. Assim, foi distribuindo algo do que possuía e seus amigos muito felizes pelo convite e pelos acessórios, foram se juntando a Joaninha.
O ponto máximo da história, foi a “pulseira mágica”. Ao final da história, as acadêmicas ensinaram as crianças a confeccionar a pulseira, que funciona como um lembrete para a amizade sincera, respeito as diferenças e a caridade. Quando a criança ver a pulseira feita por ela, lembrará da história que a ensinou que o respeito nunca deve ser esquecido.