Dia 30 de maio, acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UNIARP participaram, de forma online, do VI Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa. Foi organizado pelas coordenadoras dos cursos: Me. Caroline de Fátima Esperança e Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, e pelas professoras. Dra. Eliane Adami e Dra. Leyza P. de Oliveira.
O Fórum é um evento de grande importância para o setor pecuário de Santa Catarina e tem como objetivo discutir as estratégias de prevenção e combate à febre aftosa, além de promover o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária.
O encontro foi tratado pelo gerente regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, pela responsável do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Bianca Ximenes de Abreu, e pelo médico veterinário Ubirajara Capri Muliterno, responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal.
Neste ano, o estado comemorou 16 anos como zona livre da febre aftosa sem vacinação, sendo oficialmente reconhecido em 25 de maio de 2007 pela Organização Mundial da Saúde Animal.
O evento será realizado globalmente para apresentar temas às entidades representativas da sociedade e do setor produtivo catarinense, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção da febre aftosa e potencializar as parcerias público-privadas, como a expansão de Santa Catarina no mercado mundial.