Plantas alimentícias não convencionais, mais conhecidas como PANCs, apresentam a rusticidade como principal característica. Elas possuem uma ou mais partes ou porções que podem ter consumo na alimentação humana, sendo elas exóticas, nativas, silvestres, espontâneas ou cultivadas.
Acadêmicos da 3ª fase do curso de Nutrição da UNIARP desenvolveram um projeto envolvendo a análise e uso de produtos alimentícios não convencionais (PANCs), ou seja, aquilo que é comestível, porém não se consome – a casca da banana por exemplo. O projeto foi feito na disciplina de análise de alimentos I, sob a orientação da professora Talize Foppa. E os resultados foram surpreendentes.
No projeto os acadêmicos realizaram as análises nutricionais de várias PANCs, e nesta semana foi a etapa de produção de receitas que serão publicadas em um livro ao final da disciplina. “Fiquei muito feliz e orgulhosa com o empenho dos acadêmicos”, comenta professora. Segundo ela, foram apresentadas muitas receitas impressionantes como brigadeiro de ora pro nobis, carne de casca de banana, pesto de ramas de cenoura, entre outras. “Uma receita mais deliciosa que a outra, esperem só pelo livro”, completa.
A degustação seguiu o que foi passado no conteúdo de análise sensorial de alimentos, usando escalas padronizadas e técnicas ensinadas em sala de aula.
Assim, estima-se que sejam conhecidas aproximadamente 400 mil espécies de plantas. No entanto, cerca de 300 espécies são utilizadas pelo homem para alimentação e outros fins, como produção de medicamentos, tecidos, biocombustíveis entre outros. Sendo que, plantas como arroz, trigo, milho, soja, beterraba, feijão, amendoim, batata, mandioca, coco e banana representam grande parte da alimentação do mundo.
As plantas alimentícias não convencionais podem ser tão nutritivas quanto as que já consumimos diariamente. Geralmente, são plantas rústicas, propagadas por mudas ou sementes, pouco afetadas por pragas e doenças, bem adaptadas ao clima de sua região, apresentam eficiência na absorção de nutrientes. Essas características, portanto, as colocam como hortaliças de fácil cultivo. (Com informações: https://saberhortifruti.com.br/pancs/)