Informações retiradas do site Martello On-line Notícias
O coordenador do curso de direito da Uniarp, Heitor Cofferri, relatou a importância dessa mobilização que foi aderida e desenvolvida pelos alunos do grupo de estudos de direitos humanos, algumas semanas atrás.
A entrada do Parque Central foi ilustrada com 262 cruzes, num ato simbólico a cada vítima que morreu em decorrência à Covid-19 em Caçador até o presente momento, a fixação das cruzes foi feita na tarde de ontem, (24) e ficará marcada na vida de cada aluno que pode sentir uma experiência única ao longo do desenvolvimento deste projeto social.
‘’Existem pessoas sim que se importam com às pessoas que morreram, e decidimos homenagear essas pessoas da melhor maneira possível, só quem perdeu e passou por uma situação complicada sabe a dor que é passar por uma situação assim, nós estamos apoiando e a gente entende a dor de cada pessoa’’ destaca Heitor.
A aluna Letícia relatou sobre a experiência; ‘’ foi muito relevante e impactante para a minha vida, essas pessoas que eram pais, mães, filhos e que deixaram um enorme sentimento de saudade, e com essa ação eu pude me colocar no lugar de quem perdeu’’ relata.
A aluna Lara relata que a ação teve como objetivo demonstrar a solidariedade; ‘’nosso apoio, solidariedade e amor ao próximo, mas também com a intenção conscientização para que as pessoas se protejam e essa doença ainda faz muitas vítimas e não queremos que esse número aumente e com isso, deixamos o nosso alerta’’
Por fim, a aluna Tabata relata que foi um experiência emocionante; ‘’ para mim foi muito emocionante, estar participando desta homenagem, pois cada cruz que pregávamos e pintávamos sabíamos que era uma história de vida que se perdeu, e o sentimento de empatia está demonstrado nas 262 cruzes, queremos que as famílias que perderam seus entes queridos se sintam abraçados e homenageados’’ finaliza.
Segundo o diretor do curso, as cruzes devem ficar no parque até terça-feira, (27). Os trabalhos de montagem e pintura das cruzes foram feitos pelos próprios alunos. A UNIARP agradece o apoio dos patrocinadores, que e doaram os materiais usados para a produção e pintura: Sincol indústria de Madeiras, Capri tintas, Universo matérias de construção, PW som e acessórios.