A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana uma moção de apelo destinada ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, para que se mantenha a proposta de campanha do governador na análise do projeto de lei que deverá ser encaminhado ao parlamento estadual, relacionado ao “Programa Universidade Gratuita”. O pedido é que se mantenha as bolsas de estudo destinadas exclusivamente às Universidades Comunitárias de Santa Catarina”.
A propositura é de autoria do vereador Clayton Zanella (UB) e subscrita pelos demais membros da Casa. Segundo o autor, outras Câmaras Municipais também têm se mobilizadas neste sentido, haja vista que as universidades comunitárias, como a UNIARP, por exemplo, não possuem fins lucrativos e todo o recurso que recebem é reinvestido em pesquisa, ensino e extensão.
“Esse movimento é para que o governador mantenha a proposta original, conforme sua promessa de campanha, de investir nas Universidade Comunitárias, ou seja, que os valores destinados a bolsas de estudos sejam prioritariamente para estas instituições, já que as universidades privadas, que são aquelas que visam lucros, já possuem recursos necessários para se manter e fazer os investimentos necessários”, destaca Clayton.
Ele explica que em breve o projeto estará na ALESC e o objetivo é sensibilizar os deputados para que deem voto favorável as universidades comunitárias.
“Nesse momento tão solene para as Universidades Comunitárias e para a educação catarinense, é preciso união e perseverança para que as instituições que reinvestem os recursos públicos na sociedade sigam sendo prioridade para o povo” comenta o presidente do DCE, Pedro Vinícius Barreto Matos de Almeida.