A UNIARP realiza de 11 a 13 de setembro o VIII Ciclo de Estudos em Farmácia, que terá palestras e atividades voltados para a área criminal, com especialistas renomados. O evento conta com o apoio da FAPESC. Será no Teatro da Uniarp e a entrada é solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível.
Dia 11 terá palestra com o tema: “O controle de produtos químicos pela Polícia Federal”, com o delegado da polícia federal Marcus Pioli Luz, formado em Direito e especialista em Direito Constitucional.
Dia 12 de setembro a palestra vai discutir “Perícia em local de crime”, com o perito criminal Márcio Bolzan, formado em Farmácia, especialista em local de crime, análises de perfis de manchas de sangue e papiloscopia.
Dia 13 de setembro o evento terá palestra sobre “Genética Forense”, com o perito criminal bioquímico, Clineu Julien Seki Uehara, formado em Farmácia e Bioquímica, especialista em biologia molecular.
Também dia 13, terá a palestra “Toxicologia dos entorpecentes”, ministrada pelo perito criminal da Polícia Científica do estado de São Paulo, Dr. Thiago Cezar Fujita, formado em Biomedicina, especialista em Patologia, em cena do crime, toxicologia e crimes cibernéticos.
Inscrições para o evento AQUI
Evento terá Scape Rooms Científicos
Dias 12 e 13 de setembro, na programação do VIII Ciclo de Estudos em Farmácia serão realizados “Scape Rooms Científicos”. O evento promete testar o conhecimento e a sagacidade dos acadêmicos da UNIARP em situações de vida ou morte relacionadas à ciência.
O evento, é composto por duas salas de Scape Room diferentes, cada uma com um tema intrigante e complexo. Os participantes terão que trabalhar em equipe para resolver quebra-cabeças e desvendar mistérios científicos que envolvem vidas em perigo.
Ambas as salas foram projetadas para testar não apenas o conhecimento dos estudantes, mas também suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação e capacidade de tomar decisões sob pressão. Os professores da UNIARP estarão presentes para orientar e avaliar o desempenho dos participantes, garantindo que o aprendizado seja uma parte fundamental dessa experiência emocionante.
O objetivo principal dos “Scape Rooms Científicos” é promover o pensamento crítico, a aplicação prática do conhecimento científico e a colaboração entre os estudantes. Além disso, busca inspirar paixão pela ciência ao mostrar como os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados a situações do mundo real. E ainda, haverá prêmios para quem escapar primeiro da sala.
As inscrições para o evento estão abertas para todos os acadêmicos da UNIARP, independentemente de sua área de estudo.
Sala 1: Na sala da vovó
Na primeira sala, os estudantes se deparam com um cenário de um paciente desacordado, cuja vida está pendurada por um fio. Os participantes precisam usar seus conhecimentos de saúde e científicos para diagnosticar a condição do paciente e tomar decisões rápidas para salvá-lo. Será necessário resolver enigmas relacionados a anatomia, fisiologia e farmacologia para encontrar a solução e escapar com sucesso.
Sala 2: Últimos momentos
A segunda sala apresenta um desafio igualmente crítico, com uma vítima fatal em um cenário misterioso. Os estudantes precisam usar seu conhecimento científico para investigar a cena do crime, coletar evidências e identificar a causa da morte. A resolução de quebra-cabeças relacionados a química forense, biologia molecular e física será fundamental para desvendar o mistério e escapar antes que o tempo acabe.