MAURA, M. A. P.; SILVA, V. C. da; SIMÃO, V. L. Práticas inovadoras no desenvolvimento do pensamento criativo na aprendizagem da matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp. 2, e024078, 2024. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18860
Artigo A1 e Revista com JCR (Journal Citation Reports) que é um recurso que permite consultar as métricas e indexação de periódicos.
A pesquisa aborda a formação continuada como espaço de reflexão atenta, precisa prover junto aos professores, implicações e inferências de o estudante estar no centro do processo de aprendizado. Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de práticas inovadoras para o desenvolvimento do pensamento criativo e aprendizagem da Matemática com professores em formação continuada. Apoiada na pesquisa documental e de abordagem qualitativa, esta pesquisa destaca vivências experienciadas nas formações de professores por meio de práticas inovadoras e no desenvolvimento do pensamento criativo. As discussões apresentadas são fruto da reflexão das autoras a partir de várias formações realizadas e a metodologia utilizada foi na e pela ação, de cunho colaborativo-participativo. Este artigo se constitui um documento auxiliar para a formação continuada do professor, apontando a importância de se explorar práticas inovadores junto aos professores para que eles vivenciem, discutam e criem propostas de desenvolvimento do pensamento criativo.
Link do artigo AQUI